Bolsonaro ataca relator do PL das Fake News e diz que só conta com as redes sociais para mostrar o governo

Ao prestigiar a solenidade no Palácio do Planalto, de anúncio de conexão de 12 mil pontos do programa Wi-Fi Brasil para escolas públicas, realizado pelo Ministério das Comunicações com apoio da Telebras, o presidente Jair Bolsonaro aproveitou a ocasião e bateu duro no deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) por conta do seu relatório no PL das Fake News (PL 2.630).

Bolsonaro iniciou seu discurso comentando que teve reunião com parlamentares mulheres e que o governo já aprovou 63 legislações de interesse das mulheres. Mas que tal informação não chega na imprensa por má vontade dos veículos de Comunicação. Segundo ele, seu governo não se comunica mal e não seria essa a desculpa para tais informações não chegarem ao público. Para ele a Imprensa trabalha para desinformar a população.

E concluiu dizendo que conta apenas com as redes sociais para mostrar as ações de governo, mas que até isso tentaram impedir com o projeto das Fake News, relatado por um “deputado comunista”.

Infovia 01

Durante a solenidade, Bolsonaro informou que o governo já colocou 500 pontos de conexões do programa Wi-Fi Brasil em aldeias indígenas.

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, por sua vez, aproveitou a ocasião para anunciar também o início da “Infovia 01”, do programa Norte Conectado. Esse programa irá expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, conectando Santarém (PA) a Manaus (AM) por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. É previsto investimento de R$ 165 milhões nesta etapa.

Mais de 500 mil pessoas nessas cidades serão impactadas com a ação. O Norte Conectado prevê a implantação de oito infovias, atendendo 60 cidades e beneficiando 10 milhões de pessoas por meio de um cinturão óptico na região Norte, levando conexão estável e de alta velocidade.

Escolas

“Estamos conectando 3 mil escolas por mês”, adiantou o ministro. “Do montante de escolas que não tinham internet – temos hoje sem internet ainda 14,5 mil – a gente está assinando contrato com a Telebras e com a RNP para conectar 12 mil escolas nos próximos quatro meses”, ressaltou. Apenas 2,5 mil escolas, de acordo com Fábio Faria, restarão para o segundo semestre. “A promessa do Presidente será cumprida: ele recebeu o governo com mais de 25 mil escolas sem internet e vai entregar 100% das escolas conectadas”, acrescentou.

A meta mais que dobra o número de escolas conectadas pelo Wi-Fi Brasil: até agora, 9.853 pontos de internet do programa estão em unidades de ensino (93% são rurais). Todos os estados e o Distrito Federal serão atendidos. Faria também explicou que pelo menos duas mil escolas que não dispõem de energia elétrica serão atendidas pelo governo. Para tanto, o ministério está fechando uma parceria com o Ministério de Minas e Energia, no sentido de dotar as unidades de energia solar e assim, levar a banda larga da Telebras para aos alunos.

*Com informações do Ministério das Comunicações.