As informações estão ficando bem travadas lá dentro. Não por causa da indisposição de ter gente para falar nos bastidores. É porque agora a guerra interna está declarada, com facções brigando pela vaga de vice-presidente de TI e Lógística e todo o quadro gerencial que se segue.
Mas uma coisa está praticamente confirmada, embora não oficializada. Desde ontem a VP de TI do Banco do Brasil está sem titular. José Luiz Prola Salinas não dormiu a noite passada no cargo. Teve uma reunião durante o dia com o presidente do banco, o “Dida Bendine”, que comunicou essa decisão.
A briga interna agora é para ver quem leva o cargo. Três grupos agem nos bastidores para tentar ocupar a TI:
1 -“Tábua de Salvação”
De um lado temos o PT tentando se abraçar nessa causa perdida de ressuscitar Salinas. Parte do princípio de que, se a degola ainda não é oficial, então dá para reverter a decisão tomada por Bendine, nos bastidores políticos. O PT não morre de amores por Salinas e este não é um membro do partido. Foi fruto de um erro político tomado lá atrás pelo então presidente do partido, Ricardo Berzoine. Mas é aquela coisa: “Ruim com ele, pior sem ele”.
2 – “Inimigo”
Do outro lado, o próprio presidente do BB, Aldemir Bendine trava uma queda-de-braços com o PT ao tentar nomear o atual Vice-Presidente de Negócios de Varejo Paulo Rogério Caffarelli para a área de TI. Bendine tem agido no sentido de tentar despolitizar áreas sensíveis do banco.
Começou perdendo esta batalha quando não conseguiu nomear o sucessor de Sérgio Rosa (PT) na presidência da Previ, o Fundo de Pensão. Bendine queria que Cafarelli fosse para esse cargo. Curioso é que Bendine não atentou para a possibilidade de ele vir a perder o cargo que ocupa, já que Sérgio Rosa está livre, leve e solto no mercado. E o PT ainda não digeriu a manobra do presidente do BB na Previ.
3 – “Fisiológico”
O terceiro grupo não está em disputa direta. Ao contrário, aguarda os dois primeiros terminarem de fazer todo o barulho possível, que inviabilizem as suas candidaturas, para cair em cima da carniça. Trata-se do PMDB, que novamente vem encampando a indicação do Joanilson Barbosa para a VP de TI. Segundo as informações de bastidores, Joanilson estava na Europa e retornou ontem ao Brasil, para aguardar o desenrolar da confusão.
* Quem leva a melhor? Com a palavra: Ministro da Fazenda Guido Mantega.