Acesso à cartão de crédito avança no Centro-Oeste e no Nordeste

É o que revela um estudo elaborado pela pela Zetta, associação das empresas de tecnologia que atuam com serviços financeiros digitais. Também mostra que mais da metade dos brasileiros tem acesso a cartões de crédito

Realizado com base nas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs), do IBGE, o estudo revela que o percentual da população com cartão de crédito no Centro-Oeste subiu 53% de 2008-2009 para 2018-2019 (último levantamento). No Nordeste, o avanço foi de 39% no mesmo período comparativo.

“Com tarifas mais baixas, muitas vezes inexistentes, com menos burocracia e mais agilidade, as fintechs têm contribuído cada vez mais para o acesso da população brasileira aos serviços financeiros, incluindo o crédito”, afirma Rafaela Nogueira, economista-chefe da Zetta. 

No Sudeste, o acesso ao cartão de crédito subiu de 50% para 60% da população e, no Sul, de 43% para 55%. Considerando-se todo o país, o aumento foi de 43% para 51% dos brasileiros no período considerado pelo estudo.

Na região Norte, 34% das pessoas possuem cartão de crédito, considerando o último levantamento.

Sobre a Zetta

A Zetta é uma associação sem fins lucrativos, que representa empresas atuantes no setor financeiro e de pagamentos que utilizam a tecnologia para promover competitividade e inovação e é composta atualmente por 20 empresas: Nubank, Mercado Pago, Z1, Cora, Acesso, Mercado Bitcoin, Fit Bank, Recarga Pay, Conpay, Dock, Transfero, Modalmais, Donus, Bexs Banco, Zoop, Grupo Movile, Banco Inter, Creditas, Hash e Iugu. A associação, lançada em março de 2021, nasceu para unir atores do mercado para promover a competitividade e aumentar a inclusão financeira e também utilizar a tecnologia digital e inovação para reduzir a burocracia no Brasil. Acesse: https://somoszetta.org.br.

*Fonte: Assessoria de Imprensa.