Convênio é no valor de R$ 12,9 milhões, com a previsão de iniciar as atividades em abril de 2025. Escola de Negócios vai ampliar condições para empreendedorismo no Distrito Federal com promoção de maturidade digital e novos modelos de negócios.
O empreendedorismo digital e a inovação no Distrito Federal (DF) ganharam um importante apoio nesta terça-feira, 10/12, com a assinatura de um convênio entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) para a estruturação de uma Escola de Negócios em Brasília. O documento firmado prevê a destinação de R$ 12,9 milhões para a criação da unidade, que funcionará como um Hub de Inovação e Empreendedorismo Digital no campus do Instituto, na Asa Norte.
O entendimento entre a ABDI e o IFB tem por objetivo impulsionar a economia do DF com estímulos à abertura de negócios e de novas soluções digitais. A intenção é posicionar a região como um centro de excelência em inovação e desenvolvimento sustentável com a capacidade de qualificar micro, pequenos e médios empreendedores com a inclusão, também, de vendedores ambulantes.
“A indústria do século XXI é inovadora, é sustentável e parte muitas vezes de pequenas ideias, de pequenas iniciativas que transformam a vida de muitas pessoas e que geram muitos negócios também”, disse o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, em incentivo aos pequenos empreendedores, após a assinatura do convênio com a reitora do IFB, Veruska Machado.
Cappelli destacou a abrangência dos serviços que serão oferecidos pelo hub. “Aqui, vai ter de tudo. Vai ter cursos, consultoria técnica gratuita, um laboratório de neurociências e economia comportamental, do consumo, vai ter estudos, pesquisas, vai ter apoio técnico. Esse hub vai fomentar tudo isso aqui em Brasília”, projetou.
“Eu fico muito seguro e muito feliz de colocar o dinheiro no Instituto Federal de Brasília, nessas parcerias, porque eu sei que esse vai ser um dinheiro bem aplicado”, acrescentou, após referências ao acordo fechado com o IFB para a estruturação do Laboratório Agro 4.0.
Veruska Machado, por sua vez, destacou a potencialidade do projeto de também promover, por meio da capacitação de pequenos empreendedores, o desenvolvimento social. A expectativa é que a iniciativa alcance os chamados nanoempreendedores, universo composto, entre outros, por vendedores ambulantes – cerca de 10.000 no DF, segundo dados mencionados pelo Instituto.
“A gente quer que o desenvolvimento social venha a partir da equidade. E a gente só consegue a equidade quando a gente se vê como instituição pública que atende a esse público. Então, a gente fica muito feliz com a perspectiva desse projeto, que traz esse DNA de inclusão”, celebrou a reitora.
Execução do projeto
Segundo os termos do convênio, caberá à ABDI o aporte de R$ 11,57 milhões para a execução do projeto. O IFB será responsável pela contrapartida de R$ 1,34 milhões. A Escola de Negócios tem o objetivo de aprimorar as condições para o empreendedorismo no Distrito Federal, promovendo a maturidade digital e a criação de novos modelos de negócios.
O espaço vai oferecer capacitação, orientação e recursos para que os empreendedores transformem suas ideias em negócios de sucesso, impulsionando a formação de empresas e gerando novas oportunidades de emprego e renda. O projeto também prevê atendimento a micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Com o Hub de Inovação e Empreendedorismo Digital, a expectativa é atingir a criação de 50 novas startups e microempresas, oferecer consultorias para cerca de 100 micro e pequenos empreendedores por semestre, realizar 30 cursos e workshops anuais em diversas áreas e, já no primeiro ano, alcançar a participação de 1.000 empreendedores em sessões de treinamento.
Além disso, devem ser realizados 20 projetos de pesquisa aplicada em comportamento do consumidor por ano, com a publicação de 10 artigos científicos anuais com base nas pesquisas realizadas nos laboratórios, entre outras atividades a serem desenvolvidas voltadas ao público-alvo. A meta para 2025 é atingir um aumento médio de 30 % na maturidade digital do setor produtivo atendido.
Com um impacto direto no desenvolvimento regional, a parceria entre ABDI e IFB contribuirá para o desenvolvimento nacional, fortalecendo a competitividade da indústria brasileira no cenário global.
Voltado para impulsionar a transformação digital, o projeto está em sintonia com os desafios da Missão 4 da NIB, que visa a disseminação do uso de plataformas digitais nacionais nos diversos setores da economia.
Confira, abaixo, alguns dos objetivos específicos do Hub de Inovação e Empreendedorismo Digital:
- Desenvolver instalações físicas modernas e laboratórios equipados com tecnologias de ponta para apoiar o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento de novos negócios;
- Implementar uma ampla gama de cursos e programas de capacitação focados em empreendedorismo, inovação, gestão empresarial e transformação digital;
- Proporcionar consultoria e suporte técnico para empresas locais, ajudando-as implementar novas tecnologias e modelos de negócios inovadores;
- Estabelecer programas de incubação e aceleração de startups, facilitando o surgimento de novos empreendimentos;
- Capacitar empreendedores e empresas para adotarem tecnologias digitais e integrarem a transformação digital em seus modelos de negócios;
- Conectar empresas com universidades, centros de pesquisa e investidores para promover a colaboração e o desenvolvimento conjunto de inovações;
- Avaliação de Maturidade Digital com diagnóstico para medir o nível de digitalização de empresas e propor planos de ação;
- Desenvolvimento de estratégias para integrar novas tecnologias aos negócios existentes.
*Fonte e foto principal: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Foto de Veruska: Ed Alves/CB/DA.Press.