A Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou neste domingo (16) uma polêmica peça publicitária, comemorativa aos 61 anos que a primeira mulher foi ao espaço. Não seria nada anormal, não fosse o fato de que a peça promocional trazia estampada a ilustração de uma astronauta negra, enquanto que a primeira cosmonauta russa Valentina Tereshkova era branca. Foi o suficiente para internautas interpelarem a AEB e ser travada mais uma guerra identitária entre simpatizantes da esquerda e da direita na rede social “X”.
A polêmica publicidade da agência não explicava que estava se valendo da data comemorativa do voo de Valentina, apenas para lembrar que em breve um projeto da Nasa denominado Artemis levará uma tripulação à Lua, do qual o Brasil é um signatário.
Mas não levará uma mulher negra num vôo tripulado de retorno à Lua. A previsão da NASA é de mandar um astronauta negro. Portanto, a AEB errou até mesmo na promoção de algo que sequer sabia ao certo qual seria a tripulação.
A explicação da AEB sobre o projeto Artemis só veio num texto anexo da ilustração, o que poderia levar os internautas a entenderem que o primeiro voo de uma mulher ao espaço ocorrido há 61 anos foi feito por uma astronauta negra. Entretanto quem lesse a postagem por completo certamente acabaria entendendo a proposta da AEB.
Mas num país, cujo o déficit cognitivo é alto e a maioria dos internautas deduz todo conteúdo de uma informação apenas vendo imagens e títulos dessas publicações, a possibilidade de interpretação errada do contexto era quase certa.
Coube ao cientista Sérgio Sacani, dono do perfil “Space Today” na rede “X” levantar a polêmica, cobrando explicações da AEB. A agência se limitou a retirar do ar a postagem sem explicar se a fez de caso pensado ou se tratava de um equívoco. Na falta de uma resposta oficial, Sérgio e internautas travaram discussões, pois os leitores de esquerda o acusaram de racismo estrutural.
Curiosa foi a postura da Revista Oeste, que como veículo de imprensa que se propõe a ser, optou pelo sensacionalismo e omitiu que a AEB estava apenas usando a data comemorativa do voo de Valentina. O fato apenas mostra que a AEB tentou vender o seu peixe, por estar pegando mais uma carona na Nasa no projeto Artemis. A que preço? Não se sabe, mas para levar o astronauta Marcos Pontes para plantar feijão no espaço a viagem custou US$ 10 milhões ao governo brasileiro.
*Enfim, mais um dia normal numa rede social que trava discussões intermináveis sobre tudo e nunca chega a um consenso sobre nada.