
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) registrou um crescimento expressivo de 60% entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (5/11) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foram emitidas mais de 19,8 milhões de novas carteiras até outubro, contra cerca de 12,4 milhões em 2024. No total, 38 milhões de brasileiros já possuem o novo documento.
“Este resultado demonstra o esforço do trabalho em conjunto do ministério com os estados para a ampliação da emissão da CIN”, afirmou. “A CIN é um documento seguro, com número único e padrão nacional. Além disso, é uma carteira que dá cidadania às pessoas, pois é a porta de entrada dos serviços públicos”, destacou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Porta de entrada digital
A CIN substitui os antigos modelos de RG e CPF, unificando o número de identificação em um formato seguro e padronizado nacionalmente. Uma das principais inovações é sua integração à Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil — base que permitirá identificar cidadãos em políticas públicas, garantindo simplificação no acesso a serviços e benefícios sociais. Na prática, a carteira funcionará como uma chave única de autenticação em cadastros e programas sociais, reduzindo fraudes e erros de identificação.
O documento também está disponível em formato digital no aplicativo GOV.BR. Assim que o cidadão recebe o documento impresso, pode baixá-lo no app, em um processo semelhante ao da Carteira Nacional de Habilitação Digital.
Basta acessar o aplicativo, clicar em “Carteira de documentos”, escolher “Carteira de Identidade” e adicionar o documento.
A versão digital da CIN reforça a segurança da conta GOV.BR, facilitando a obtenção do nível Ouro, que garante acesso a serviços de maior sensibilidade. Hoje, a plataforma conta com mais de 170 milhões de usuários e oferece 4.600 serviços federais digitais e outros oito mil estaduais e municipais.
Expansão dos serviços digitais
Entre os serviços mais acessados estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. A plataforma também organiza os serviços por perfil de usuário, como estudante, agricultor, empreendedor ou turista.
Como obter a CIN
A primeira via da CIN é gratuita. O agendamento deve ser feito pelo site gov.br/identidade
, que reúne informações sobre locais de atendimento e documentos necessários em cada estado.
Com a expansão da emissão e a integração à Infraestrutura Pública Digital, o governo federal busca consolidar a CIN como o principal instrumento de cidadania e identificação no país, conectando o cidadão à nova geração de serviços públicos digitais.
Com apoio da Secretaria de Governo Digital o blog já publicou a relação dos locais para o cidadão tirar a sua nova carteirinha em cada estado do país. cliquem no link abaixo:







