
No próximo dia 15 de setembro a Universidade de Brasília (UnB) fará a solenidade de inauguração do seu Laboratório Multiusuário Institucional de Inteligência Artificial e Supercomputação (LMISup/UnB), fruto de uma parceria feita com a Intel, que fornecerá dois supercomputadores com seus aceleradores Gaudi. Toda a infraestrutura, entretanto, não requer exclusividade, o que significa que a universidade poderá fazer novas parcerias com empresas para o desenvolvimento da IA na Capital Federal.
“Trata-se de uma infraestrutura estratégica para impulsionar a pesquisa científica e tecnológica da UnB, apoiando projetos de alto impacto em todas as áreas do conhecimento”, destaca o comunicado da UnB. Pelo menos 18 áreas do conhecimento na universidade estarão inseridas no projeto e demandarão computação de alto desempenho em suas pesquisas.
O LMISup oferecerá poder computacional e ferramentas de IA que aceleram soluções concretas para problemas públicos: aprimoram o diagnóstico em saúde, ajudam a prever e mitigar eventos climáticos, fortalecem a segurança digital, qualificam políticas públicas com análise de grandes bases de dados, e fomentam inovação em campos como agricultura, cidades inteligentes, educação, artes e humanidades digitais. “É ciência aberta a serviço do desenvolvimento e da qualidade de vida”, destaca a universidade.
Durante o lançamento do LMISup será lançado o edital da 1ª Chamada Pública de Usuários aberta a todas as áreas do conhecimento, ampliando o acesso à infraestrutura e estimulando parcerias acadêmicas e institucionais.
O evento:
Data: 15 de setembro de 2025 (segunda-feira) — presencial. Horário: 14h
Local: Auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) — Asa Norte, Brasília/DF
- Com informações da Universidade de Brasília.