Cidadania Digital

A Secretaria de Governo Digital distribuiu hoje (16) a seguinte nota, convidando a todos para o debate sobre Cidadania Digital, que ocorrerá em Brasília entre os dias 16 e 18 de setembro, de forma presencial.

Segue a informação:

Os interessados em participar do Congresso da Cidadania Digital já podem fazer a sua inscrição. O evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de setembro, de forma presencial, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF). O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é um dos apoiadores do congresso, que está sendo organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) com o objetivo de debater o sistema de identificação dos brasileiros.

 “É muito importante que todos saibam que o projeto da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai muito além da segurança pública. Este evento é uma boa oportunidade de discutirmos todo esse processo de transformação do sistema de identificação brasileiro”, disse a secretária adjunta de Governo Digital do MGI, Luanna Roncaratti.
 
Segundo Luanna, a identificação é a porta de entrada para serviços públicos e benefícios sociais, e a base da CIN vai possibilitar que o governo seja proativo na oferta de serviços públicos no futuro, como na concessão automática de benefícios sociais, por exemplo. “Esse é o foco do esforço do governo brasileiro com a CIN, queremos promover a cidadania das pessoas”, acrescentou.
 
Uma das principais novidades da CIN é possuir padrão nacional e número único, que é o CPF. Desta forma, não é mais possível que uma pessoa tenha mais de uma carteira de identidade. “Desta forma, melhoraremos os cadastros administrativos do governo, o que vai resultar em melhores políticas públicas para toda a população”, explica Roncaratti.
 
A programação do congresso será dividida entre o auditório principal e as salas paralelas, e vai contar com dezenas de convidados do setor público e privado. Entre os temas que serão debatidos estão a “CIN, nosso maior instrumento de cidadania”, “Empreendedorismo e inovação para a transformação digital do Brasil”, “Infraestrutura Nacional de Dados e Inteligência Artificial”, “Identificação pelo mundo”, “Infraestrutura Pública Digital”, “Transformação digital nos entes federados”, “Identificação Infantil” e “Assinatura Eletrônica”. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site do congresso.
 
Outros órgãos federais que também apoiam o evento são o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a Polícia Federal (PF), a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).