Teles cobram remuneração do tráfego das bigtechs e Anatel levará debate ao público em 2024

Ao participar da abertura do Painel Telebrasil Summit 2023, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que a sustentabilidade das redes de telecomunicações – que arcam com os custos do tráfego de todas as plataformas de Internet – será tema de um profundo debate dentro e fora da agência reguladora até o ano que vem, acompanhando outros assuntos de interesse das empresas como, a Reforma Tributária e o fim das concessões.

Mas as suas palavras deixam claro que a agência é favorável à remuneração das redes, pois entende que houve avanços tecnológicos que levaram o setor a deixar de ser apenas de infraestrutura de telecomunicações, para fazer parte de uma cadeia produtiva, de um grande ecossistema digital.

“Acho que esse é um debate que está acontecendo mundo afora e a Anatel não vai se omitir”, afirmou Baigorri. Segundo ele, o cronograma da agência prevê até o fim deste ano a análise de impacto regulatório, para já no primeiro semestre de 2024 o tema ser avaliado pelo mercado por meio de consulta pública.