Fake News: Lula quer sociedade definindo limites ao mau uso da rede

O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva entende que caberá à sociedade estabelecer um debate sobre os limites a serem impostos na rede para quem propaga as Fake News. Em entrevista ao Podcast Flow, Lula disse que não vê como necessário “extirpar” das redes os bolsonaristas Alan dos Santos e Luciano Hang, tal como ocorreu por decisão do STF.

“Você não tem de extirpá-lo, você precisa educá-lo. Ele tem de saber que não pode fazer o que ele quer. Tem um limite, a Democracia tem um limite”, destacou Lula sobre Alan dos Santos.

Ele também se mostrou favorável à identificação do dono da conta em uma rede social, como forma de futuramente responsabilizá-lo pelo seu comportamento em rede.

No Congresso Nacional já tramita pronto para ser votado pela Câmara, o PL 2.630, que visa combater as Fake News, proposta que foi relatada pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que não foi reeleito.

Não entrou no debate se um futuro Governo Lula poderia encampar a proposta, que entre seus artigos traz a identificação dos donos de contas em redes sociais.