Consegui maiores detalhes sobre o episódio. E segundo me relataram, na última madrugada de segunda-feira (17), o Ministério da Saúde passou por diversas tentativas de ataques cibernéticos, o que levou a equipe técnica tomar a decisão de desligar alguns serviços críticos, para proteger o ambiente.
Atualmente o Ministério da Saúde conta com 2 (dois) Data Centers (ambiente físico de processamento e armazenamento de dados), e gradualmente vem migrando os serviços mais críticos do SUS (sistema único de saúde) aos ambientes de Cloud (computação em nuvem) por meio dos Brokers contratados (empresas que atuam como um integrador técnico, intermediário entre um provedor de serviços de nuvem e um cliente final).
Apesar dos esforços do time técnico do Ministério da Saúde, foi percebido vulnerabilidades na ferramenta Git Hub (plataforma de hospedagem de código-fonte dos sistemas de informação), que por sua vez, se encontra instalada nos Data Centers da pasta, e por precaução todos os usuários administradores foram desabilitados.
Foi restaurado o backup do dia anterior, e no atual momento o Ministério da Saúde aguarda as orientações dos seus técnicos, consultores externos e dos fabricantes de software, para restabelecer os serviços do ConecteSUS.
*Bola pra frente Datasus, só joga futebol quem não teme levar canelada.