Levantamento, inédito, realizado pela Gupy traz o setor de Telecomunicações como o que mais empregou mulheres, na área de TICs. Segundo a pesquisa, 55% das contratações foram mulheres e 44% homens.
Na contramão, os setores com menor atividade no mercado de trabalho no mês de abril e que impactaram as mulheres são os de logística e atacado, com quedas de contratações de 57% e 17%, respectivamente.
O setor de Saúde foi o grande campeão de contratações com 73% do total para mulheres e 26% para homens.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Em algumas empresas de setores como logística, por exemplo, há vagas como motorista de caminhão, que possuem um volume maior de postos de trabalho, mas que ainda são relacionados a homens. Neste cenário, quando esses setores se veem afetados, a redução da oferta de trabalho termina sendo ainda menor para mulheres, que ainda estão conquistando o seu espaço neste tipo de profissão”, avalia Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy.
*Não tive acesso aos dados pesquisa, mas deduzo que boa parte das contratações no setor de Telecomunicações tenha ocorrido nos serviços de Teleatendimento. Em todo caso, fica aberto o espaço, me provem o contrário.
(Imagem extraída do site Democracia e Mundo do Trabalho)