O TCU decidiu chamar meia dúzia de safados, que ficam ou ficaram segurando pagamento de fornecedores e deixando estatais e ministérios morrerem de inanição orçamentária, como forma de apresentar artificialmente números positivos nas contas públicas.
A lista é formada por 17 pessoas. Todos foram responsabilizadas por um rombo de mais de R$ 40 bilhões na contabilidade do governo. Terão 30 dias para apresentar suas respectivas defesas.
Estão nessa lista: os ministros Nelson Barbosa (Planejamento), Gilberto Occhi (Integração), Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Manoel Dias (Trabalho). Foram chamados ainda, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin. Para completar, Aldemir Bendine – Petrobras e Alexandre Tombini – Banco Central.
*Essa brincadeira da “pedalada fiscal” devia levar essa turma para a cadeia. No setor de TI as estatais estão contando moedas para sobreviverem. Pior são as empresas particulares, que há meses não conseguem por o caixa em dia. Já tem gente entrando na Justiça para conseguir liberar os pagamentos.