Conheça as plataformas que serão essenciais para vida no novo normal

A partir de agora, entramos em um novo estágio em relação a pandemia provocada pela Covid-19. Após vários meses de isolamento total, alguns estados avançaram com o plano de reabertura e muitos bares, restaurantes, shoppings, lojas comerciais, escritórios, entre outros, voltaram parcialmente às atividades.

O que se observa é que o novo perfil de consumo adquirido durante esse período de quarentena, não irá mudar tão cedo. Afinal, milhões de pessoas ainda trabalham de casa, usam serviços de delivery frequentemente, fazem pagamento de contas pela internet (que inclusive corroborou com o aumento de contas em bancos digitais pelos desbancarizados), estudam à distância, fazem terapia de forma online, entre muitas outras coisas. 

A verdade é que a transformação digital chegou em um momento conturbado para o país, mas veio para ficar e facilitar ainda mais a vida dos brasileiros, seja no trabalho ou em casa. Abaixo, algumas tecnologias que serão essenciais para o “novo normal”:

Reconhecimento facial para pagamentos online e controle de acesso em empresas

De acordo com a IDC, empresa especializada em análise de dados, 60% dos usuários brasileiros já utilizam tecnologias com autenticação biométrica para efetuar pagamentos online por meio de dispositivos e sem a necessidade de usar cartões ou estar presente para executar esse tipo de transação. Com a necessidade de evitar o contato físico entre as pessoas e o isolamento social, o contactless é uma realidade que está ainda mais presente na vida das pessoas.

Já no âmbito empresarial, muitas corporações têm adotado a tecnologia de reconhecimento facial para realizar o controle de acesso dos colaboradores. A FullFace, empresa especializada em biometria facial, criou um sistema de reconhecimento facial que facilmente se integra a hardwares e softwares, facilitando processos de autenticação biométrica facial web e mobile. A tecnologia desenvolvida pela empresa garante 99% de precisão no reconhecimento biométrico individual a partir de 1024 pontos da face em menos de um segundo. 

Recrutamento, seleção, processos de avaliação de desempenho e performance totalmente online

De acordo com Mônica Hauck, fundadora da Sólides, plataforma de RH completa com People Analytics e Gestão Comportamental, que automatiza a atração, o desenvolvimento e a retenção de talentos nas empresas por meio de inteligência de dados, com a instabilidade econômica provocada pela Covid-19, as empresas devem repensar a forma de recrutar seus colaboradores e manter as equipes engajadas, visando a redução de custos e o bom atendimento a alta demanda do mercado. 

“Nós desenvolvemos uma tecnologia baseada em inteligência artificial para entregar uma jornada completa para o segmento de RH em que contempla recrutamento e seleção, desenvolvimento e retenção. Acredito que com o “novo normal”, as companhias terão que manter uso de tecnologias no dia a dia e será preciso se adequar, especialmente nos processos que envolvem gestão de pessoas, uma parte importante da estrutura de centro de custo das empresas”, explica.

Facilitação de débitos e parcelamento no cartão de crédito de forma online 

O endividamento, que já era alto antes da pandemia, chegou a 67,1% em junho e atingiu o maior percentual desde 2010, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Por isso, plataformas que contribuem para a saúde financeira dos consumidores devem se tornar grandes aliadas dos brasileiros conforme o “novo normal” se desenha. 

Um bom exemplo é a TakiPay, startup credenciada do Denatran com soluções para parcelar no cartão de crédito diversos tipos de pagamentos de tributos e boletos por meio de sua plataforma online. Ao entrar no site, é possível realizar o parcelamento de dívidas como IPVA, licenciamento e multas em até 12x no cartão de crédito. Antes presente apenas no estado de São Paulo, agora a startup contribui para motoristas de todo o Brasil. 

Pagamento por aproximação para compras físicas

ATAR, empresa pioneira no pagamento por aproximação no Brasil, lançou em 2016 o primeiro dispositivo vestível com esta funcionalidade, a Pulseira Atar. Pela sua capacidade inovadora, a empresa foi escolhida para participar do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, e como dispositivo oficial de pagamento da Copa América em 2019.

“O pagamento por aproximação é uma ótima alternativa para evitar a contaminação ao comprar algo. O Brasil é um dos países com mais maquininhas compatíveis proporcionalmente no mundo – hoje em torno de 90% delas aceitam pagamento por aproximação. Basta que você tenha um cartão, pulseira, celular ou outro dispositivo com a tecnologia necessária”, afirma Orlando Purim Junior, CEO da startup. 

Soluções  para democratizar e ampliar o acesso aos cuidados com a saúde mental

Segundo um levantamento realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de depressão cresceram mais de 90% entre março e abril deste ano, por conta do distanciamento social. O número, que é alarmante por si só, colocou sob holofotes os benefícios que a telepsicologia e terapia guiada podem trazer para a população, como praticidade, agilidade nas consultas e custo-benefício. 

Um bom exemplo é a Telavita, plataforma de consultas online que conecta pacientes a profissionais da psicologia de todo país. Por meio de uma tecnologia robusta, ágil e segura, todo o processo de escolha, agendamento e atendimento de sessão é realizado em ambiente digital, com as devidas autorizações do Conselho Federal de Psicologia.

Já o Cíngulo, aplicativo de terapia guiada, pode ajudar no autocuidado emocional das pessoas. A startup disponibiliza uma autoavaliação para seus usuários e com as principais características de comportamento identificadas, monta um programa com sessões que ajudam a superar os mais variados quadros emocionais, como de ansiedade e estresse. Além disso, proporciona o modo SOS com objetivo de auxiliar crises emocionais agudas e superar alguns traumas.

Sair do desemprego e garantir uma renda extra

Desde que a pandemia se instalou pelo país, os números de desemprego não param de aumentar. Na última semana, o IBGE divulgou dados atualizados do trimestre entre março e maio. São 12,7 milhões, 368 mil a mais do que no trimestre anterior, antes do novo coronavírus chegar ao Brasil. Diante do cenário, diversos negócios, especialmente remotos, têm sido a saída para seguir trabalhando e garantindo sua renda. 

Uma das profissões mais afetadas pelo momento foi a de vendedor. Quem trabalha com vendas viu sua renda diminuir ou até zerar. Uma ótima alternativa é trabalhar de forma remota, utilizando plataformas como a da SalesFarm, que conectam os vendedores a uma rede de empreendedores com diversos produtos e serviços para serem vendidos online. Por meio da empresa os profissionais são contratados, treinados e preparados para vender neste novo formato, e garantir sua renda. 

Comunicação e gestão de condomínios e reservas de áreas comuns 

A tecnologia para condomínios é mais um setor que tem sido palco para grandes inovações e deve continuar crescendo daqui para a frente. Pensando nisso, a Noknox, plataforma que conecta moradores e seus celulares aos síndicos, porteiros e prestadores de serviços, criou o Mercadinho, espaço de conveniência instalado dentro dos condomínios parceiros da startup. A ideia é que o morador possa comprar mantimentos e produtos essenciais sem que precise ir para a rua para isso, e funciona com um modelo de honestidade. Nesse caso, o condômino entra no site, escolhe os produtos, realiza o pagamento e leva os itens equivalentes que estão na conveniência para a sua residência. 

Mercado autônomo em condomínios

Com o isolamento social e o novo perfil de consumo, os modelos de mercados autônomos em condomínios ganharam espaço por ser a forma mais segura e cômoda dos moradores realizarem suas compras, evitando as aglomerações nos supermercados e outros estabelecimentos. Uma empresa que tem se destacado bastante durante esse período é o market4u, maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil. Seu modelo de negócio baseia-se em instalar dentro dos condomínios um pequeno mercado autônomo, sem atendentes, para que os condôminos possam realizar suas compras. Para isso, é necessário baixar o aplicativo da empresa, se cadastrar e efetivar o pagamento dos produtos que adquiriu, tudo isso de forma online e sem precisar ter contato com nenhum tipo de máquina.

Gestão documental eficiente nas empresas

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas, principalmente em tempos de crise econômica e sistema home office, é lidar com um alto fluxo de informações e com alto nível de complexidade. Por isso, o investimento em soluções que dão mais visibilidade nos processos internos, reduzem os custos e proporcionam maior controle sobre todas as demandas, têm sido uma alternativa para diminuir os erros, a duplicidade de informações e melhorar a eficiência nas operações das empresas.  

Uma startup que tem se destacado nesse segmento é a Docket. Por meio dela, é possível realizar a busca, pré-análise, fazer a gestão de documentos e ter visibilidade de cada etapa dessas operações, proporcionando às empresas mais agilidade nas tomadas de decisões e uma redução de até 80% no tempo da obtenção dos documentos. 

Realização de eventos e congressos online

Um dos setores mais impactados pela pandemia foi o de eventos.Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), a pandemia do coronavírus impactou 98% das empresas do setor. Em um mercado que corresponde a 4,32% do PIB brasileiro, capaz de gerar cerca de 25 milhões de empregos (diretos e indiretos), esses números chegam ser alarmantes.

Porém, uma alternativa que tem grandes chances de se tornar uma tendência no novo normal será os eventos online. A Congresse.me, primeira e maior plataforma de congressos online do Brasil, mesmo com o momento instável conseguiu ajudar a levar conhecimento e transformar eventos tradicionais para o ambiente online, empregado todo o know-how para auxiliar estrategicamente as empresas que querem realizar congressos e eventos de forma 100% digital, organizada, eficiente e entregando uma experiência diferenciada aos participantes.

*Fonte: PiaR Comunicação.