Em carta enviada ao portal Convergência Digital, a empresa explica os motivos pelos quais estaria gerando rumores de quebra no mercado de Telecomunicações.
“A desaceleração da economia e o aumento acentuado do dólar foram os principais fatores que, neste começo de ano, levaram a Padtec a um cenário adverso de aumento de custos e consequente diminuição de rentabilidade de seus negócios. Neste contexto, a Padtec tomou medidas de maneira rápida e efetiva para reestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro de suas atividades, assim como o fizeram outras grandes empresas do mercado de telecom recentemente.
Uma destas medidas foi a descontinuidade de produção da linha FlexPad, que compreende equipamentos de última milha para levar fibra óptica aos usuários finais. Salientamos que todo o serviço de suporte continua sendo plenamente prestado junto a nossos clientes e ações para aumentar a interoperabilidade de nossos equipamentos foram proativamente realizadas pela Padtec, incluindo negociações com outros fabricantes e disponibilização de nossos equipamentos e tecnologia. Em consequência, houve o desligamento de pessoal técnico e comercial diretamente ligado à plataforma FlexPad.
A opção pela descontinuidade da linha FlexPad se fez diante de um realinhamento estratégico, segundo o qual a Padtec concentrará seus esforços no seu core business, transmissão ótica de alta capacidade com sistemas DWDM, que sempre foi o carro-chefe dos negócios da empresa. Enfatizamos que a plataforma de equipamentos DWDM LightPad agora conta com novas tecnologias como OTN Switching e uma completa solução para sistemas submarinos com ótimas perspectivas de mercado.
Sobre o cenário atual e expectativas para 2015.
O faturamento da empresa em 2014 cresceu na casa de dois dígitos e está acima dos 400 milhões de reais e terá o seu balanço oficial divulgado em breve. Mesmo com os
desligamentos, a Padtec possui hoje um quadro de cerca de 450 colaboradores, dos quais 40% com graduação superior, 6% de mestres e 1% de doutores. A subsidiária PSG Telecom, prestadora de serviços de telecom, registrou forte crescimento em 2014 com faturamento acima de 40 milhões de reais. A estratégica participação na Clariphy, juntamente com os esforços de P&D da subsidiária CIVCOM e da própria Padtec, permitiram o lançamento da segunda geração de line cards 100G com desempenho diferenciado em relação aos concorrentes centenários deste mercado.
Esta sinergia entre a Padtec e suas subsidiárias caminha para promissores lançamentos como line cards e tranceivers 200G, 400G e além. Este ano, a Padtec já venceu importante licitações, lançou um cabo subfluvial para o Projeto Piloto do programa Amazônia Conectada, que é bastante amplo e possui novas implantações previstas ainda para este ano. No contexto do mercado externo, a Padtec está participando de importantes negociações para fornecimento de novas redes além de expansões para redes já implantadas.”
*Em tempo: Este Blog torce pela recuperação da empresa.