Telefonia móvel, catástrofes naturais e o BBB-10

18568.gifNão dá para deixar de reconhecer que, graças à telefonia móvel, vidas foram ou estão sendo salvas. Quer seja no Haiti, após o terremoto, ou no Brasil após as chuvas, que castigaram o Rio e São Paulo neste início de ano.

* Algumas considerações sobre o tema:

1 – A Operadora Digicel – que atende o Caribe e a América Central – manteve os seus serviços ativos, mesmo após o terremoto no Haiti. Seu prédio é à prova de abalos sísmicos.

2 – Nos EUA, a Red Cross, empresa especializada em capanhas via SMS, contando com apoio da AT&T, conseguiu arrecadar 8 milhões de dólares para o povo sofrido do Haiti.

3 – No Brasil, até agora nenhuma empresa ou operadora móvel se lembrou de disponibilizar algum número, para eventuais doações para aquele país.

4 – Tentamos falar com o Exército para saber como estavam as comunicações da Força de Paz da ONU com o Brasil(normalmente feitas por satélite), após o terremoto. Resposta: “As comunicações estão perfeitas”. Então tá.

5 – A Anatel teve a cara de pau de divulgar um comunicado informando que está “apoiando doações”. Dos outros, pois foram as ONGS que criaram os serviços telefônicos para recebê-las. A agência está literalmente “de férias”.

Enquanto isso…

pedro_bial.jpgA Globo arrecadou ontem, em apenas 8 minutos (segundo Pedro BBBial 30 mil pessoas telefonaram), alguns milhares de reais, com ligações “0300” de telespectadores, que opinaram sobre qualquer bobagem apresentada pelo programa BBB-10.

*Façam as contas. Supondo que a ligação tenha custado R$ 0,30 – então, em apenas 8 minutinhos de BBB-10, a Globo abocanhou R$ 9 mil.